Plano de Negócios
COMO INICIAR UM NEGÓCIO E MINIMIZAR OS RISCOS
Sumário
PARTE I – Introdução
1. O EMPREENDEDOR E AS EMPRESAS
De alguns anos pra cá, um conceito tem ganho espaço no mundo empresarial: o empreendedorismo. Palavra derivada de empreendedor, o empreendedorismo é a qualidade que uma pessoa tem de ser empreendedora.
E o que é ser empreendedor?
O conceito de empreendedor é a tradução para o português o conceito de entrepreneur, que é derivada do idioma inglês. A definição mais adotada para empreendedor é “uma pessoa que inicia um negócio”.
Na verdade, iniciar um negócio não significa necessariamente iniciar uma empresa. Ele pode ser sinônimo de se iniciar um novo negócio, a partir de um negócio já existente, por exemplo.
Ao se analisar o Ciclo de Valor Agregado mostrado na figura 1q, conclui-se que um empreendimento surge de uma idéia. Esta idéia se transforma numa boa oportunidade de negócios, ou não, a partir de uma análise de viabilidade, que deve ser feita pelo empreendedor.
Sem dúvida, o empreendedorismo é uma característica muito mais marcante, e tem sido determinante, no crescimento das Pequenas e Médias Empresas, que têm se originado fundamentalmente a partir da iniciativa de pessoas empreendedoras.
No entanto, para ser bem-sucedido, o empreendedor tem que ser muito cuidadoso e tomar algumas precauções, notadamente quanto a análise da viabilidade do negócio e sobre como estruturá-lo de maneira a reduzir os riscos envolvidos com a sua criação.
2. OBJETIVO DO CURSO
A presente apostila visa abordar alguns temas que ajudem o leitor a ter a exata noção da necessidade de, ao tomar a decisão de abrir o seu próprio negócio, o empreendedor fazer um planejamento meticuloso, de modo que a transformação de sua idéia em um negócio lucrativo.
Além disso, é também intenção do presente trabalho fornecer uma metodologia que, uma vez compreendida a necessidade de elaboração de um Plano de Negócios por parte do