plano de desenvolvimento
Aspectos econômicos de Florianópolis
A realidade social das áreas invisíveis
Ianny Silva Luciano, Maitê Kurceski, Maria Fátima Vieira, Raquel Marcelino Frota
Luiza Maria Lorenzini Gerber Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social ( SES0287) –Seminário Interdiciplinar 08/09/14
1 ASSUNTO
As enormes desigualdades socias, econômicas e culturais, expressam uma das características mais marcantes do Brasil, as desigualdades estão presentes em todo país, apesar de possuir grande numero de pessoas pobres, o Brasil não é um país pobre, essa realidade se reflete,em todos os estados da federação,santa Catarina não foge a regra e o município de Florianópolis é um destes, embora seja conhecido pelas suas belezas naturais, sobre tudo pelas praias e por sua qualidade de vida. A Economia de Florianópolis está concentrada no setor público, comércio e serviços, tecnologia da informação, além do turismo. A cidade não possui grandes indústrias pela sua característica ambiental, que impede a instalação de empresas poluidoras.
Constratante com essa tendência existem, no município, comunidades carentes, com baixos índices de desenvolvimentos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, inserção social.
Para mostrar o desenvolvimento das áreas invisíveis, e os aspectos obscuros e a visão pragmatista errônea criada historicamente, de que em morros não existe desenvolvimento, a comunidade monte serrat, se torna um exemplo desta pesquisa.
Para isso, foi realizado, inicialmente, o levantamento de informações históricas sobre a comunidade, por meio de pesquisa na internet. Devido á grande dificuldade na obtenção de informações documentos sobre a origem do morro monte serrat,e de sua evolução,constatou-se a necessidade de uma visita á comunidade com objetivo de resgata sua historia,a partir de depoimentos de antigos moradores.
O monte serrat localiza-se em uma das encostas do morro da cruz, sendo,