Plano De Aula
Objetivos Específicos:
- estimular as ações motoras de ataque: reter e de defesa: esquivar – se, livrar-se,
- Construir novos estímulos de movimentação,
- Resolver as situações de conflito e superação de limites, surgidas durante a atividade em comum,
- Participar da atividade em convívio com os outros colegas que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.
Conteúdos:
- Técnicas de ataque e defesa do Karatê
Procedimentos Metodológicos:
Aquecimento (10 min.):
Caçadores de Grampos
A turma se espalhará pela sala, sentados em círculo e com dois alunos centrais. Todos os estudantes deverão receber 2 grampos (prendedores de roupa) prender na barra da calça. Os alunos centrais deverão retirar o maior número de grampos no tempo estipulado pelo o professor. Trocando sempre os alunos centrais, conforme o tempo e grampos conquistados vencerá o aluno que foi mais rápido.
Alongamento
Membros inferiores para os que estão sentados, inferiores e superiores para alunos centrais.
Aula propriamente dita (20 min.):
Corrida ao ouro
A turma será dividida em 2 equipes. Cada equipe ficará em coluna e um da equipe começará a corrida para outra extremidade da quadra. Na extremidade correspondente de cada grupo estará o ouro com um pote de fichas desenhado com ataques e defesas. Ao sinal do professor o primeiro de cada equipe deverá chegar até o ouro e reproduzir o que sorteou. A equipe que terminar primeiro vence a rodada.
A bexiga encantada
Todos os alunos na quadra com três bexigas cada um, será dividida dupla. Cada aluno amarrará em pontos estratégicos. Cada aluno tentará estourar as bexigas de seu adversário com técnicas de ataque, porém usará técnicas de defesa para não perder suas bexigas.
Volta a calma (10 min.):
Passe adiante
Turma em formação de círculo, um dos alunos indicado pelo professor vai começar a fazer uma técnica de ataque para defesa, porém o