plano de aula cultura afro brasileira
A Influência da cultura afro-brasileira no Brasil
NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO
EJA (Educação de Jovens e Adultos).
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
Objetivo:
Conhecer algumas das influências da cultura afro-brasileiras.
Compreender a importância da valorização das influências culturais afro-brasileiras.
Duração das atividades:
1 aula de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estratégias e recursos da aula:
Será apresentado aos alunos aos alunos o significado do termo "influências culturais negras", nas manifestações culturais brasileira, através de textos e imagens. Descrevendo em formas detalhadas propiciando uma reflexão sobre essas influências culturais. Dando ênfase as Comidas, Religião e Musicas.
Segue abaixo alguns exemplos dessas influências:
Umbanda
Zélio Fernandino de morais, nasceu em família tradicional de Neves, distrito de São Gonçalo. Em fins de 1908, então com dezessete anos de idade, Zélio preparava-se para o ingresso na carreira militar, na Marinha do Brasil, quando foi acometido por uma inexplicável paralisia, que os médicos não conseguiam debelar. Certo dia, ergueu-se no leito, declarando "Amanhã estarei curado!".
No dia seguinte, de fato, levantou-se normalmente e voltou a caminhar, como se nada lhe houvesse acontecido: os médicos não souberam explicar o ocorrido. Os seus tios, padres da Igreja Católica, surpreendidos, também não souberam explicar o fenômeno. Um amigo da família, então, sugeriu uma visita à Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, então sediada em Niterói, presidida, na ocasião, por José de Souza.
Na ocasião, manifestou-se por intermédio de Zélio a entidade que se denominou Caboclo das Sete Encruzilhadas, que anunciou a fundação de uma nova religião no Brasil, a Umbanda.
Foi fundada, no dia seguinte, em virtude dessa manifestação, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.
A partir de 1918, por orientação da mesma entidade espiritual, Zélio viria a fundar