Planejamento e didática educação infantil
Objetivos: Aplicar procedimentos buscando o conhecimento do corpo na Educação Infantil, através das percepções e relações, conscientizando desde cedo sua importância. Desenvolver um estilo de vida ativo, que será essencial no decorrer da vida.
Materiais utilizados: Bolas, imagens de animais, espelhos, papeis, lápis de cor e argila.
Desenvolvimento
Á seguir estará descrito tipos de atividades a serem seguidas de acordo com as fases da Educação Infantil, de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos, tendo como base o Referencial Curricular Nacional. As atividades foram formuladas segundo Piaget dentro do período Sensório motor que corresponde a faixa etária até 3 anos, e o período pré-operacional, de 3 até 6 anos. No período Sensório motor as formas de assimilação do meio pela criança são sensórias e motoras (ação corporal), e no período pré-operacional existe a ação mental da criança sobre o meio, surgindo o faz de conta, socialização das experiências pela linguagem.
Para as crianças de 0 a 3 anos serão estimulados o contato com o corpo e objetos trabalhando os sentidos no caso o tato, a cooperação, a imitação, imagem corporal, interações entre elas e com o ambiente que a cercam. Já para as de 3 a 6 anos serão estimulados os fatores dito anteriormente, no entanto, de uma maneira mais ampliada incluindo a identificação de si e do outro, e das partes do corpo, respeitando a diversidade entre os sexos, autonomia para a escolha de seus parceiros, espaços, objetos, durante a brincadeira. Independente da fase, sempre respeitando a individualidade de cada criança, aquilo que possui como conhecimento, através da sua cultura, do meio em que vive. Lembrando que as brincadeiras e jogos são fundamentais, de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
A inteligência corporal sendo desenvolvida mais cedo para a criança, melhor será seu desempenho.
Crianças de 0 a 3 anos
Atividade 1
Colocar as bolas