Planejamento Financeiro
1.1 Planejamentos Financeiros
O planejamento financeiro oferece ao empresário todo o controle do seu empreendimento no que diz respeito à finanças. O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro. Uma boa gestão financeira garante a saúde de sua empresa e, porque não dizer também, a sua tranqüilidade. Mantendo a liquidez, os compromissos assumidos com terceiros são honrados em dia, além de ampliar seus lucros sobre investimentos. Empresa sã, proprietário são. A manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. A saúde vai bem graças às várias operações na empresa. Para cuidar da gestão financeira, o empresário precisa lidar com números e informações o tempo todo. Se a empresa tem números confiáveis, ele consegue informações para tomar decisões. As informações financeiras que o empresário precisa para tomar decisões são obtidas por meio dos controles financeiros. Então, podemos dizer que a finalidade dos controles financeiros é gerar informações úteis e confiáveis para o empresário tomar decisões.
1.2 Problema
A burocracia e alta carga tributária são responsáveis por grande parte da falência de micro e pequenas empresas antes de completar os 5 anos de vida. Mas se analisarmos bem o contexto empresarial, é fácil notar um outro preocupante motivo: a ineficiência da gestão de caixa dessas empresas.
Muitos gestores confundem as entradas de caixa com lucro e não percebem quando a empresa passa apenas a sobreviver, é importante acompanhar o nível de liquidez e estar atento aos primeiros sinais de perigo. Quando a empresa começa apenas a honrar seus compromissos é um sinal de que algo