pisos e paredes
Os fabricantes são unânimes em afirmar que a melhor maneira de limpar e conservar cerâmica, porcelanato, ladrilho hidráulico e pastilhas de vidro de paredes e pisos é limpar com sabão neutro e água. Boas opções são detergente, sabão de coco e produtos multiúso para cozinha. "Mas eles não podem ter base alcalina ou ácida em sua composição, como ácidos clorídrico, sulfídrico e oxálico", diz Ocirã Franco, gerente de assistência técnica da Portobello. Componentes abrasivos deixam o revestimento poroso e mais suscetível a manchas. Por isso, Ocirã enfatiza que não se deve usar ácido muriático e tira-manchas. "Na hora, ele limpa o encardido ou uma mancha mais difícil e a dona da casa não percebe que o produto deixou o revestimento poroso. Aí ele mancha cada vez mais e a moradora continua repetindo o processo, estragando o revestimento." Esses produtos também devem ficar longe do ladrilho hidráulico, que é muito poroso. "Quanto mais usado, mais o ladrilho fica protegido porque ganha polimento natural", explica Zilton Michiles, gerente da Ornato Nossa Senhora da Penha.
Divulgação
Se você tiver dúvidas sobre o tipo de produto a ser usado, converse com o SAC do fabricante do revestimento.
Dicas práticas
• O ladrilho hidráulico deve ser impermeabilizado com resina acrílica à base de água e óleo hidrorrepelente. Seis meses depois, recebe o mesmo tratamento ou cera acrílica.
• Se o rejunte de pastilhas de vidro estiver encardido, limpe com um produto específico pós-obra, conforme orientação do fabricante da pastilha. A limpeza cotidiana com água e sabão pede uma boa esfregação para evitar acúmulo de sujeira.
• Saponáceo cremoso e escova de náilon são boa alternativa para a limpeza periódica de cerâmicas e porcelanatos e do rejunte mais encardido.
• Sempre que um molho, azeite ou bebida escura caírem no piso, limpe na hora com água e sabão e enxugue.
Armários
O melhor material para revestir armários de cozinha é o laminado, que tem uma superfície de