Piolhos
A existência do piolho remonta à época do Egito, onde foram encontrados em múmias daquela época e tendo sido mencionados na bíblia como a terceira praga imposta aos egípcios. Desta época em diante estão sempre presentes na história do homem em maior ou menor presença.
Existem dois tipos principais de piolhos: a subordem Anoplura (piolhos sugadores) e as três subordens Ischnocera, Amblycera e Rhychophthirina, que são agrupados na subordem Mallophaga (piolhos mastigadores).
Temos a seguinte classificação taxonômica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Phthiraptera
Subordens: Anoplura e Mallophaga São insetos que atacam tanto homens quanto animais. Nos animais ocasionam coceira intensa e ardor o que acaba por provocar ferimentos, sendo uma porta de entrada para organismos oportunistas. O presente trabalha visa explanar acerca das características morfológicas, ciclo biológico e principais espécies presentes no cão, gato, ovinos, caprinos, bovinos aves domésticas e suínos.
2. Características Morfológicas
São insetos pequenos, ápteros (sem asas) com morfologia adaptada ao seu hábito ectoparasitário, com corpo achatado dorsoventralmente, redução dos órgãos visuais, e garras para se manterem presos ao corpo dos hospedeiros (pelos e penas).
São parasitas obrigatórios permanentes, passando todo o ciclo em seus hospedeiros. Segundo Bowman1 “tanto os anopluras como os malófagos passam sua vida inteira entre os pelos e penas de seus hospedeiros e apresentam uma alta especificidade para determinados hospedeiros”.
São hemimetabólicos, ou seja, tem metamorfose incompleta, as formas jovens (ninfas) se assemelham a forma adulta.
Os piolhos podem ser divididos em duas subordens a depender do aparelho bucal:
a) Tipo picador/sugador – anoplura;
b) Tipo mastigador – mallophaga ou “falsos piolhos”.
2.1. Subordem Anoplura
Os anopluros medem cerca de 1-6mm de comprimento, apresentam o tórax mais largo que a cabeça. Algumas