Pintura no Renascimento
ALEXANDRE LELIS ARANTES
PINTURA NO RENASCIMENTO
CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL, 2015
ALEXANDRE LELIS ARANTES
PINTURA NO RENASCIMENTO
CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL, 2015
RESUMO
Apresenta uma introdução sobre o renascimento, mas o principal objetivo é explicar a pintura renascentista e suas etapas, características e seus principais pintores, neste trabalho vamos destacar a importância das pinturas neste período quando o antropocentrismo dominava e a burguesia financiava a arte pois neste período.
Palavras-chave: Renascimento. Pintura Renascentista. Pintores.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RENASCIMENTO 5
3 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS 6
3.1 RETOMADA DA CULTURA CLÁSSICA 6
4 RESUMO DOS FUNDAMENTOS DO RENASCIMENTO 7
5 PINTURA RENASCENTISTA 7
5.1 PRINCIPAIS PINTORES 8
6 CONCLUSÃO 12
7 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O Renascimento foi o movimento cultural desenvolvido na Europa por um súbido interesse em reviver os ideais da cultura greco-romana. O movimento tem como ideal o Humanismo que seria a priorização do ser humano e da natureza, colocando a razão como principal caminho em que o conhecimento seria alcançado; ficando assim em oposição ao sobrenatural e ao divino, conceito na cultura da Idade Média.
Os artistas buscavam a racionalidade e procuravam aproximar ao máximo suas obras da realidade, desenvolvendo novas técnicas de proporção e perspectiva.
Foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.
Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos