PIM III
O gestor da software developer em diversas situações faltou com a ética e compromisso com a lei, sua gestão em diversas situações foi negligente, imprudente e sem perícia, mostrando a sua incapacidade de gestionar uma empresa que necessita de muita seriedade confiabilidade e precisão. Vale dizer, que a atuação da empresa no mercado é o comportamento do líder.
Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber:
1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
5. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Uma organização é sistema complexo onde temos uma interação de materiais e pessoas com o objetivo de prestar um serviço ou fabricar um produto. Esses sistemas são compostos por objetos transientes como clientes e amigos da organização assim como objetos inerentes que são os equipamentos e colaboradores do sistema organizacional.
A função do administrador e líder é ter uma visão macro desse sistema, de modo que este possa coordenar todas as ações e resultados da mesma. E de certo modo coagir o sistema para que o resultado seja o esperado e o planejado, também é identificar os problemas da empresa e buscar soluções. É fazer os resultados aparecerem com o menor custo/beneficio, evitando desperdícios, atrasos ou imprevistos. Com base nesses critérios e ao analisarmos as situações como:
Por motivo das falhas que ocorreram nos anos de 2011 e 2012, o sistema funcional da developer necessitaria de uma reavaliação que ao encontrar as necessidades, precisaria realizar investimentos em busca de devolver a integridade a este sistema.