pierre bourdieu
NO CONTEXTO DE “A REPRODUÇÃO”*
Lenildes Ribeiro da Silva Almeida*
RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão da teoria da prática em Pierre Bourdieu, com principal ênfase à sua obra em co-autoria com Passeron, A reprodução, na qual a escola revela-se como instituição fundamental no processo de reprodução social, ao dissimular as condições em que esse processo acontece, contribuindo como instrumento ideológico. Contrariando o caráter reprodutivista conferido à teoria de Bourdieu, conduzo meu raciocínio no sentido de que, ao desvelar os mecanismos de manutenção da sociedade, o autor revela a fragilidade do processo e as possibilidades de transformação social. Nesse sentido, especialmente no contexto de A reprodução, busco compreender a função transformadora da escola, concebendo o princípio do conhecimento como condição primeira, tornando-se fundamental nesse processo a ação do professor como agente.
Palavras-chave: reprodução; dissimulação; conhecimento; transformação social.
INTRODUÇÃO
Na busca por compreender alguns pontos fundamentais da teoria de Bourdieu e, com base em suas análises, compreender criticamente a realidade social nas suas múltiplas relações, tenho me deparado com uma certa angústia presente em muitos leitores desse autor. Essa angústia, impulsionadora de meu raciocínio, tem-se formado no contato com os conceitos, as relações e os fundamentos apresentados pelo autor, os quais nos possibilitam a percepção de uma estrutura muito bem montada que
* Artigo recebido em 12/5/2005 e aprovado em 1/7/2005.
** Mestre em educação e professora da rede municipal de ensino – Goiânia.
140
ALMEIDA, L. R. da S. – Pierre Bourdieu: a transformação social...
persiste em fazer dos homens meios de legitimação e perpetuação do processo de dominação presente nas sociedades, aqui, em especial, a sociedade capitalista.
A angústia torna-se maior nos professores pelo fato de ser a escola
uma