Petróleo
Jundiaí,
2014
Índice
• Apresentação ..................................................................................................04
• Frações do Petróleo, suas funções e o que é feito para aumentar a quantidade de gasolina .....................................................................................05
• Fontes alternativas de energia e seus benefícios...........................................06
• Uso e eficiência dos biocombustíveis .............................................................07
• Conclusão .......................................................................................................09
•Referências ......................................................................................................10
Apresentação
Frações do Petróleo, suas funções e o que é feito para aumentar a quantidade de gasolina.
As frações ou produtos de petróleo são partes comerciais obtidas pelo processamento nas operações de refinação e é uma divisão por faixas de pontos de ebulição:
Gás leve de refinaria:
Contém os gases leves gerados ou separados nos processos de refino com ou sem reação química. Estão presentes hidrogênio, metano, etano, etileno, propano e propileno. Normalmente essa corrente é usada como gás combustível, sendo em alguns casos processada para recuperação de alguns desses gases.
Gás liquefeito de petróleo (GLP): mistura de propano com butano, podendo conter butenos, propileno, etc., usada principalmente como combustível doméstico. há cinco tipos designados pelas letras de a (praticamente só butanos) até e (praticamente só propano).
Gasolina de destilação direta (DD):
É a retirada líquida mais leve da destilação atmosférica do petróleo, é a chamada nafta, que é usada como a mais importe matéria prima para a petroquímica ou como componente da fração comercializada como gasolina automotiva. O termo nafta é usado para fração com faixa de destilação está entre 30 e 250°c. É uma mistura de c4 a