Petróleo
Universidade Federal Rural do Semi –Árido (UFERSA)
Campus Angicos
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade Turno: Noite
PETRÓLEO
• A palavra petróleo origina-se do Latim: petra
(pedra) + oleum (óleo); que significa “Óleo da
Pedra”.
• O petróleo move o mundo moderno e está presente em nosso cotidiano. Ele faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borracha, entre outros. A ORIGEM DO PETRÓLEO
Rocha fonte rica em matéria orgânica
Matéria orgânica termalmente maturada
Óleo
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Sua origem se dá a partir de matéria orgânica, animal e vegetal (principalmente algas), soterrada pouco a pouco por sedimentos caídos no fundo de antigos mares ou lagos, em condições de ausência de oxigênio, que, se ali existisse, poderia destruí-los por oxidação.
Entretanto, mesmo assim a matéria orgânica desses tecidos passou por drásticas modificações, graças à temperatura e à pressão causada pelo soterramento prolongado, de modo que praticamente só restaram o carbono e o hidrogênio, que, sob condições adequadas, combinou-se para formar o petróleo.
A ORIGEM DO PETRÓLEO
A maioria dos compostos identificados no petróleo são de origem orgânica, mas até que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais. O ambiente marinho reúne tais condições*:
*CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PETRÓLEO:
• Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do
Petróleo
• Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias • O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos • A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos
PETRÓLEO PESADO E LEVE:
Petróleo pesado
• No Brasil, o petróleo pesado é encontrado em