Petrolio
Surgimento do petróleo
O surgimento do petróleo é através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no
Tipos de petróleo:
Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
Extração:
O petróleo terrestre: está concentrado, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste e, em menor escala, no Sudeste, na área do Espírito Santo. A produção média dos campos terrestres é de 210 mil barris por dia de óleo e 17,9 milhões de m3 de gás.
A Extração de petróleo: é o processo pelo qual petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo. O poço de petróleo é criado pela perfuração de um buraco na terra com uma sonda de perfuração, um tubo de aço (envoltório) é colocado no buraco, para assegurar a integridade estrutural do poço recém-perfurado. Em setembro de 2008, a Petrobras começou a prospectar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34. O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias que possibilitem maior rentabilidade, principalmente nas áreas mais profundas.