Peter Benenson
FACULDADE DE LETRAS
Peter Benenson (1921-2005)
Ana Raquel Silva |
Ana Teresa Bernardo | 2010140242
História do Século XX
Peter James Henry Solomon Benenson, nasceu a 31 de Julho de 1921, em Londres. Tendo nascido no seio de uma família judaica, filho de Flora Benenson, mãe de origem russo-judaica, e o seu pai Harold Salomon, um oficial do exército britânico. Apenas acrescentou o apelido Benenson, como homenagem ao avô paterno. Ficou órfão de pai, ainda jovem, foi criado pela mãe, que o orientou inicialmente, na sua educação através de professores particulares.
Tendo tido uma educação distinta, tutorado por W. H. Auden, seguiu a sua educação no Eton College, onde angariou fundos para resgatar jovens judeus da Alemanha Nazi, e finalmente terminou a sua escolaridade, no Balliol College, em Oxford, onde se licencia em História. Mais tarde, após o final da 2ª Guerra Mundial, volta a Oxford, onde se forma em Direito.
Durante a guerra, trabalhou na área de estratégia militar, em Bletchley Park code-breaking Center; sendo depois chamado, para o (parlamento inglês), e tendo fracassado perante o Parlamento, como candidato do partido trabalhista.
Em 1954, viajou para Espanha, representando a Sociedade de Advogados Trabalhistas, para observar o julgamento dos comércios sindicalistas Bascos. Dois anos mais tarde, visitou a colónia britânica, o Chipre, para assessorar advogados, representando aqueles que caíram em desgraça para com as autoridades. Foi então, durante este período, que Benenson fundou “Justice”, a secção Britânica da Comissão Internacional de Juristas. Neste mesmo ano, converteu-se ao catolicismo, devido a fortes influências de carácter pessoal.
A 1960, Peter Benenson, lê uma notícia que relata, a detenção de dois estudantes, que haviam sido condenados a sete anos de prisão, por brindarem à liberdade nume esplanada no centro de Lisboa, durante o regime Salazarista em Portugal; na sequencia deste acto, Benenson