pesquisa em serviço social
Esta disciplina tem como conteúdo básico o planejamento de pesquisa, sua classificação e conceitos introdutórios: problemas, invariáveis, definições, métodos de coleta de dados, técnicas de análise e apresentação de dados. Tem por objetivo reforçar a instrumentalização teórico-prática de agentes sociais fortalecendo a capitalização, de alunos e assistentes sociais supervisores de campo de Estágio, no que diz respeito a compreensão da realidade e a utilização de instrumentos técnicos operativos facilidades da pesquisa e do agir profissional.
Para o desenvolvimento desse conteúdo inicialmente promovemos discussões sobre a dimensão constitutiva do desempenho técnico-operativo de profissionais que lidam ou pretendem lidar com questões sociais, articulando os elementos fundamentais da sua maneira de agir, dando prioridade a questão da instrumentalização. E para empreender um processo discursivo acerca da importância da utilização adequada dos instrumentos face aos distintos modelos de práticas e objetos com os quais trabalham os profissionais, focalizamos a utilização do instrumental visto as especificidades da clientela atendida e aos objetivos institucionais e profissionais pretendidos. Para possibilitar uma discussão e ampliação das formas de utilização dos instrumentos e sua adequação as situações e áreas específicas, conduzimos um melhor aperfeiçoamento.
Utilizaremos os seguintes procedimentos: reuniões de planejamento e discussão do conteúdo e da metodologia para a determinação dos participantes para o desenvolvimento das ações de apreensão dos conteúdos, avaliação e apresentação de propostas de intervenção e da prática em sala de aula. E no desenvolvimento do curso utilizaremos aulas expositivas, estudos de textos, dramatizações, oficinas de trabalho, dinâmica de grupos, treinamento e apresentação de trabalhos práticos que possam ajudar na fixação dos conteúdos teóricos.
Dessa forma será de estrema necessidade