Pesquisa em Educação
O texto é uma pesquisa que fala sobre a relação entre o nível sócio-economico e cultural e a compreensão da leitura.
Os Problemas de pesquisa são: - Será que a compreensão de um texto varia em função da classe social do aluno? Será que esta compreensão varia em função da maior ou menor identidade entre a experiência cultural e linguística do aluno e as características do texto quanto ao tema e vocabulário? Será que essa identidade favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno?
3)Hipóteses da pesquisa (página 116):
1. De efeito principal de classe social independentemente do nível linguístico-cultural do texto, os sujeitos de classe média apresentarão melhor compreensão de leitura que os sujeitos de classe baixa;
2. De efeito principal de nível linguístico-cultural do texto independentemente de classe social, os sujeitos apresentarão melhor compreensão de leitura com o texto A do que com o texto B.
4)Procedimentos metodológicos:
Foram postuladas duas variáveis independentes: classe social e nível linguístico-cultural do texto. A primeira dividiu-se em classe média (CM), i.e., alunos residentes na Asa Sul, nas proximidades da superquadra 204, de Brasília - uma área residencial habitada por famílias de renda média e alta - que frequentam a escola-classe dessa superquadra, e classe baixa (CB), i.e., alunos residentes na Ceilândia, cidade satélite de Brasília que abriga famílias de baixa (ou baixíssima) renda - que frequentam o Centro de Ensino nº 3-A.
A variável nível lingüístico-cultural do texto foi dividida em texto A e B, cada qual com as seguintes características:
Texto A: texto narrativo, escrito em linguagem coloquial sobre a decisão de um pai de vender um velho cavalo, ao qual o filho se afeiçoara, uma vez que o animal tinha se tomado inútil e oneroso. Pressupõe-se que o tema seja acessível ao aluno brasileiro de classe baixa e média.
Texto B: texto narrativo sobre