PERÍODOS DA FILOSOFIA
Questões filosóficas: É marcada pelos extraordinários descobrimentos científicos e o auge do humanismo, revelou em sua riqueza e variedade as grandes transformações culturais, econômicas e sociais da época. O mundo renascentista, que não elaborou grandes sistemas metafísicos, estabeleceu as novas questões e conceitos que determinariam o progresso da filosofia moderna mediante a indagação de três temas fundamentais: a natureza, o homem e a sociedade.
Filósofos: Dante, Marcílio Ficiano, Giordano Bruno, Campannella, Maquiavel, Montaigne, Erasmo, Jean Bondin e Nicolau de Cusa
Comentos Filosóficos:
1. Proveniente de Platão, do neoplatonismo e da descoberta dos livros do Hermetismo, onde se destaca a idéia da Natureza como um grande ser vivo, da qual o homem faz parte como um microcosmo e pode agir sobre ela através da magia natural, da alquimia e da astrologia, pois o mundo é constituído por vínculos e ligações secretas entre as coisas, onde o homem pode, também, conhecer esses vínculos e criar outros, como um Deus.
2. Aquela originária dos pensadores florentinos, que valorizava a política e defendia a liberdade das cidades italianas contra o poderio dos papas e dos imperadores. Na defesa da liberdade política, recuperaram a idéia de República, tal como esta aparecia nas obras dos grandes autores políticos latinos, como Cícero, Tito Lívio e Tácito, bem como nos escritos de historiadores e juristas clássicos e, propuseram a “imitação dos antigos” ou o renascimento de república livre, anterior ao surgimento do império eclesiástico
3. Propunha o ideal do homem como 'senhor do próprio destino', tanto através dos conhecimentos (astrologia, alquimia, magia), quanto através da política (o ideal republicano), das técnicas (medicina, arquitetura, engenharia, navegação) e das artes (pintura, escultura, literatura, teatro).
A inquietação teórica e prática foi alimentada pelas grandes descobertas marítmas que permitiram ao homem