personal
Mozambique
O Ministério da energia é um órgão do Governo responsável pelo estudo, concepção e execução das políticas no âmbito do sector de energia. A DNER e o órgão do ME responsável pela , concepção, promoção, avaliação, execução e monitoramento das políticas no âmbito do sector de energias novas e renováveis, na óptica do desenvolvimento sustentável.
No âmbito da formulação e consolidação da política de biomassa, o Governo de Moçambique continuará a desenvolver iniciativas para melhorar a informação de base nas seguintes áreas; Recursos de biomassa; Níveis de consumo de biomassa tendência do sector domestico; Mercados de lenha e carvão; Sistemas de gestão de florestas e terra , no contexto do sector familiar agrário.
Hoje, o principal desafio a este cenário e criar mecanismos de conservação do recurso florestal que tem vindo a se tornar cada vez mais escasso, resultando em desequilíbrios no sector domestico, bem como no meio ambiente.
MICOA e DNTF - Os impactos das MC nas florestas ainda não são bem conhecidos. Contudo 70% da população Moçambicana vive em zonas rurais, numa dependência directa sobe os recursos florestais, cuja gestão sustentável irá trazer impactos positivos aumentando as comunidades rurais a capacidade de adaptação contra as mudanças climáticas. Desde o ano 2009 foi lançada em Moçambique a iniciativa presidencial “Um Aluno uma árvore, uma líder comunitário uma floresta nova”. Esta iniciativa tem estado a ser promovida como campanha nacional de plantação de árvores e regeneração da floresta natural. Esta iniciativa tem sido implementada com a colaboração directa do MICOA, MINAG, MINED assim como o sector privado nacional.
Moçambique encontra-se na fase de actividades de preparação e prontidão para o REDD+ listadas nos acordos de Cancún (para 70 de 1/CP.16) devendo este ser promovido rumo ao alívio da pobreza, segurança alimentar e benefícios da biodiversidade, ecossistemas, ligação entre