PERICIA CONTABIL
Campus Universitário de Irati
Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SESA/I
Departamento de Ciências Contábeis - DECIC
IRATI-PR
2014
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Campus Universitário de Irati
Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SESA/I
Departamento de Ciências Contábeis - DECIC
Andréia de Lima Bisiewicz
Andressa Kovalski
Audrey Djane Mathias Rosa
Elisangela Rovani
Samara Zanedin
PERÍCIA CONTÁBIL
Trabalho apresentado e entregue ao professor Paulo Bonato, na disciplina de Perícia Contábil no 3.º ano de Ciências Contábeis no Campus Universitário de Irati, para fins de obtenção de nota parcial semestral.
IRATI-PR
2014
INTRODUÇÃO A Perícia é concebida como uma atividade de examinar as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada.
Para Magalhães (2004, p.12)
A perícia, pela óptica mais ampla, pode ser entendida como qualquer trabalho de natureza específica, cujo rigor na execução seja profundo. Dessa maneira, pode haver pericia em qualquer área cientifica ou até em determinadas situações empíricas.
A pericia contábil é realizada pelo profissional de contabilidade, sendo uma das atividades exercidas pelo contador da mais alta relevância e que exige uma vasta área de conhecimentos, não só da própria contabilidade, como também de outras ciências afins.
O contador, quando no exercício da função de perito tem a obrigação de evidenciar todos os esforços possíveis em busca da veracidade dos fatos, transcrevendo no Laudo Pericial os resultados que obteve do exame realizado, procurando agir sempre com o máximo de independência e absoluta ética.
A expressão Perícia advém do Latim: Peritia, que em seu sentido próprio significa Conhecimento (adquirido pela experiência), bem como Experiência. Portanto, Perícia é a forma de se demonstrar, por meio de