Percep O
Uma série de fatores opera para moldar e, por vezes, distorcer a percepção. Esses fatores podem estar no observador, no objeto ou alvo da percepção, ou no contexto da situação em que se dá a percepção.
Quando uma pessoa observa um alvo e tenta interpretar o que está percebendo, essa interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do observador. Entre as características pessoais mais relevantes que afetam a percepção estão atitudes, motivações, interesses, experiências passadas e expectativas. As características do alvo que está sendo observado também pode afetar a percepção. Como os alvos não são observados isoladamente, a rua relação com o cenário influencia a percepção, do mesmo modo que a nossa tendência de agrupar coisas próximas ou parecidas.
PERCEPÇÃO DA PESSOA: FAZENDO JULGAMENTO SOBRE OS OUTROS
Teoria da atribuição - Fazemos inferências sobre o comportamento das pessoas. Quando observamos pessoas, tentamos encontrar explicações quanto ao motivo de seus comportamentos. A teoria foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento, sugere que quando observamos o comportamento de alguém tentamos determinar se a causa deste comportamento é interna ou externa. Depende muito de três fatores: diferenciação, consenso e coerência.
Os comportamentos de causas internas estão sob o controle do indivíduo e o de causas externas é resultante de estímulos de fora, a pessoa é vista como se tivesse sido forçada àquele comportamento pela situação.
A diferenciação se refere à questão de o indivíduo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas.
Se todas as pessoas que enfrentam uma determinada situação respondem de maneira semelhante, podemos dizer que este comportamento mostra consenso.
Finalmente, o observador busca a coerência nas ações de uma pessoa. A pessoa reage sempre da mesma forma?
Umas das descobertas mais