Peixes Do Rio Madeira Vol
madeira
VOLUME
Luiz Jardim de Queiroz
G i s l e n e To r r e n t e - V i l a r a W i l l i a n M a s s a h a r u O h a r a
Tiago Henrique da Silva Pires Jansen Zuanon Carolina Rodrigues da Costa Doria
1
I
“O rio immediato, vindo do sul, chamavão-no Cuyari os naturaes; mas quando Teixeira lhe transpozera a foz na ida para cima, pozera-lhe nome Madeira, pela quantidade de lenha que via vir por elle abaixo.
Fr. Manoel Rodriguez aventura uma curiosa etymologia d’esta palavra. «Prova (diz elle) vir o rio do Perú, pois que é Cuyari uma palavra da língua dos Incas, derivada do verbo cuyani, amar, que é o amo, amas d’aquelle idioma, e tem os seus elegantes modos de conjugação. Cuyari, o nome do rio, significa ama-me, sendo tão boa a corrente, que os índios lhe exprimião a belleza, asseverando que ella mesma lhes está dizendo que a amem.»”
(R. Southey. Historia do Brazil. Tradução de Luiz J. O. Castro)
2
São Paulo - Brasil
2013
Organizadores
Luiz Jardim de Queiroz
Gislene Torrente-Vilara
Willian Massaharu Ohara
Tiago Henrique da Silva Pires
Jansen Zuanon
Carolina Rodrigues da Costa Doria
Seria difícil imaginar a história da Ictiologia no Brasil sem a participação de alguns profissionais brilhantes, que nos mostraram os caminhos a serem seguidos.
É por este motivo que os organizadores dedicam esta obra aos
Professores Heraldo Britski e Naércio Menezes.
3
Um Exemplo de Sustentabilidade
A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho
(RO), gera energia limpa e de fonte renovável desde março de 2012, nove meses antes do cronograma original, abastecendo as diversas regiões do país.
Quando estiver em plena operação, em novembro de 2015, a usina terá capacidade para gerar 3.150 megawatts, o que corresponde ao consumo de mais de 40 milhões de pessoas.
A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção, operação e comercialização da energia gerada na hidrelétrica, um investimento