pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................4,5,6
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7
REFERÊNCIAS ...........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como base falar da inclusão e os desafios dos pedagogos diante deste tema. O sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular decorre, portanto das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade por meio da adequação das práticas pedagógicas, com novas mudanças ocorrendo é necessário que o pedagogo tenha uma visão qualificada e funcional para lidar elas.
2 DESENVOLVIMENTO Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é interagir com o outro. A cada dia que passa os pedagogos têm enfrentado bastantes desafios nas escolas, um deles é a inclusão. A escola em sua maioria tem recebido muito alunos de inclusão no dia a dia escolar, mas não é só receber, e sim incluir aquela criança no ambiente. Muitas chegam com medo, e atualmente as escolas têm contratado profissionais para trabalhar com estes alunos sem capacitação nenhuma. É importante destacar que a criança precisa de um ambiente que lhe traga tranquilidade e segurança.
Segundo Mantoan (2005): “A escola tem que ser o