Pedagogia iluminismo
1. O pensamento iluminista
Um dos aspectos marcantes do iluminismo,período muito rico em reflexões pedagógigas ,foi a política educacional focada no esfoço pra tonar a escola leiga e função do Estado. Essa posição foi definida pelo fracês La Chalotais no Ensino de educação nacional.
Agruparemos as contribuições predominantemente teóricas da pedagogia da Ilustração em três tendências fundamentais: os enciclopedistas,o naturalismo de Rousseau e a pedagogia idealista de Kant.
No espírito do Iluminismo ,os filósofos fanceses Diderot,D'Alambert,Voltaire ,Rousseau e Helvetius não eram propriamente educadores ,mais encaravam o ensino com veículo importante das luzes da razão e no combate às supertições e ao obscurantismo religioso.
Talvez tais posições possa ser compreendidas como expreção do ideal liberal, mas voltado para o interesses da alta burguesia ,temerosa de que a educação das massas provocasse o desequilíbrio na ordem em que então se estabelecia.
2. O pensamento de Rousseau
O filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) natural de Genebra , na Suíça abandonou sua terra natal aos 16 anos.Levou uma vida conturbada ,andando por diversos lugares ,ora por espírito de aventura ,ora devido as perseguições religiosas.Em Paris,onde passoua residir ,conviveu com os enciclopedistas ,tornando -se muito amigo de Diderot.Divergia dos demais em muitos pontos e teve inúmeras desavenças com Voltaire,que não lhe poupou severas críticas.
Dentre suas obras destacam-se :Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens,Do contrato social,ambos sobre política, e Emílio ou da educação.
Suas obras antecipam o ideário da Revolução Francesa ,além de produzir uma teoria sobre a educação que não ficou restrita apenas ao século XVIII: seu pensamento constituium marco na pedagogia contemporânea.
A concepção política de Rousseau
Para Rousseau ,o indivíduo com estado de natureza é bom ,mas se corrompe na sociedade,que destrói sua liberdade:"O