PCHs
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Centrais Hidrelétricas de Pequeno Porte e o Programa Brasileiro de PCHs
Bruno Wilmer Fontes Lima
Orientador: Arsênio Oswaldo Sevá Filho
Departamento de Energia
Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP
Campinas
2009
Agradecimentos
Primeiramente gostaria de agradecer a meus pais, Francisco e Beatriz, pela educação, apoio e carinho que fizeram com que conseguisse chegar aonde cheguei. Gostaria também de agradecer aos meus irmãos, Érico, Tatiana e Juliana; avós, Francisco, Lise, Haydée e Bruno
(que infelizmente não tive o prazer de conhecer) e demais familiares.
Gostaria também de agradecer a todos meus amigos: os de infância, os de adolescência, aos da minha turma de Engenharia de Controle e Automação, aos colegas de república e a todos os outros com quem tive o prazer de conviver ao longo de minha vida.
Ao professor Sevá, cuja orientação e criticas tornaram este trabalho possível, e também aos ex-colegas de trabalho: Juliano, Antônio e Randal, que muito me ensinaram sobre geradores e PCHs.
Por fim, gostaria de agradecer ao poder superior, que chamamos de Deus.
2
Resumo
LIMA, Bruno Wilmer Fontes. Centrais Hidrelétricas de Pequeno Porte e o Programa
Brasileiro de PCHs. Campinas: Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2009. 82 pág. Dissertação (Trabalho de Graduação).
Este trabalho de graduação faz uma análise das centrais hidrelétricas de pequeno porte, hoje em dia denominadas Pequenas Centrais Hidrelétricas. Inicialmente, é apresentado um breve histórico do setor elétrico brasileiro, e de como as centrais hidrelétricas, tanto as de pequeno como as de grande porte, foram essenciais para o seu desenvolvimento no Brasil. Também é mostrado como funciona o processo de implantação de uma PCH, a obra civil, o maquinário eletro-mecânico e os arranjos utilizados nestas usinas. Para a realização