Parâmetros físicos de frutos
Para Philippi (2006), chama-se fruta a parte polposa que envolve a semente das plantas. Considerados como fonte de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras, as frutas contêm pouquíssima proteína e gorduras.
As características físicas e químicas do fruto são de fundamental importância para a definição de técnicas de manuseio pós-colheita, assim como para a boa aceitação do produto pelo consumidor. Para estudo das qualidades do fruto, podem ser adotados vários parâmetros, sejam eles físicos, como peso, comprimento, diâmetro, forma, cor e firmeza; sejam químicos, como sólidos solúveis totais, pH, acidez titulável e outros. Estas características geralmente são influenciadas pelos seguintes fatores: condições edafoclimáticas, cultivar, época e local de colheita, tratos culturais e manuseio na colheita e pós-colheita, e variam em função das exigências do mercado consumidor ( FAGUNDES et al, 2001). A qualidade dos frutos é de grande importância, por determinar a aceitação do produto e ter influência no preço obtido. Essa qualidade engloba dimensões, coloração, aroma, sabor, rendimento de polpa e outros atributos para os quais o consumidor é sensível. (Albuquerque et al, 2002; Appud NEGREIROS et al, 2007)
Levando em consideração que os parâmetros de frutos podem variar em consequências de diversos fatores, a seguinte prática teve como objetivo avaliar os parâmetros físicos da maçã, pera, abacate e maracujá.
2 METODOLOGIA Para a realização da