partograma
PARTOGRAMA
Páblito Miguel Andrade Aguiar
INTRODUÇÃO
O partograma é uma representação gráfica e objetiva do trabalho de parto. Mostra, entre outros dados, a evolução da dilatação do colo e a descida da apresentação, associando dois elementos fundamentais na qualidade da assistência ao parto: A simplicidade gráfica e a interpretação rápida de um trabalho de parto.
Há que se lançar mão do partograma, tão somente, quando a parturiente estiver na fase ativa do trabalho de parto. PHILPOTT(1972),para fins práticos, definiu seu início no momento em que: o colo encontra-se apagado, a dilatação atinge 03 cm e a contratilidade uterina é regular (mínimo = 02/10 ).
Na fase latente ou pródromos de trabalho de parto, utilizar a folha de evolução onde devem ser anotados dados clínicos obstétricos, bem como o motivo do internamento. Importante nunca esquecer o dia, hora, e setor do hospital em que foi feita a evolução inicial e subsequentes. Evoluções bem situadas no tempo e espaço serão de grande valia para complementar uma rápida interpretação do partograma. É, portanto, de importância incontestável, o correto preenchimento do partograma para o bom andamento do serviço, na sala de parto e demais setores.
No tocante ao aspecto científico, passaremos a oferecer aos pesquisadores dados mais precisos e confiáveis. O seu emprego facilita o ensino da arte obstétrica e melhora a qualidade da assistência na sala de parto, ao transformar a conduta intuitiva em números, em ciência, em previsão, levando-nos a tomar condutas mais fundamentadas.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
»» ESPAÇO 01 - Não esquecer do nome completo e em letra legível (de forma). Tratar a paciente sempre pelo nome.
137
Protocolos de Conduta - Obstetrícia
»» ESPAÇO 02 - A idade vai nos chamar atenção para a importância de cuidados especiais a serem dispensados nos extremos da vida reprodutiva (ex: Gestante adolescente -. maior incidência de DHEG e distócias. Gestante idosa -