... Parasitologia Exercicio
Vírus: Agentes infecciosos incapazes de vida independente. Parasitia absoluto, dependem totalmente de uma célula hospedeira. Eles podem reproduzir-se somente no interior de uma célula metabolicamente ativa.
2) Dar uma definição concisa de vírus. “Os vírus são entidades infecciosas não-celulares cujo genoma pode ser DNA ou RNA. Replicam-se somente em células vivas,utilizando toda a maquinaria de biossíntese e de produção de energia da célula para a síntese e transferência de cópias de seu próprio genoma para outras células.”
3) O que é um nucleocapsídeo de um vírion?
Um vírion tem um cerne de ácido nucléico envolvido por um capsídeo protéico; está combinação é denominada nucleocapsídeo.
4) Discutir a relação existente entre simetria do capsídeo e os protômeros e capsômeros. No capsídeos, as proteínas virais(protômeros) formam grupos conhecidos como Capsômeros. 5) Comparar os genomas encontrados em vírus com os encontrados em células vegetais e animais. O genoma dos organismos superiores tais como animais e vegetais é constituído de DNA de fita dupla(DNAfd).
6) Dar uma descrição breve e generalizada do processo completo de infecção da célula pelos vírus. O vírion ataca a célula hospedeira susceptível em sítios específicos. Tanto o vírus completo com o ácido nucléico viral podem penetrar no interior da célula. Se uma vírus completo entrar numa célula, deve ocorrer o desnudamento para liberar ácido nucléico viral, o qual está então livre para converter a célula em uma fábrica para a produção da progênie viral.
7) O que significa o fenômeno Twort-d’Hérelle?
Designou o agente de bacteriófago, que significa “comedor de bactéria”. Ele concluiu que o agente filtrável era uma entidade invisível, um vírus, que parasitava bactérias.
8) Descrever o Fago T.
Pares Escherichia coli, conhecida como fagos T. Estes são constituídos por uma cápsula protéica bastante