Papper
Prof. Amilton Luiz Rabello
Faculdades Borges de Mendonça
Bacharelado em Administração de Empresas – 7ª fase
A IMPORTÂNCIA DA NORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS NA QUALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
Florianópolis, 17 de abril de 2014.
1 INTRODUÇÃO
Considerando a grande necessidade nos dias atuais de se implantar nas empresas um sistema onde busque a padronização de atividades, melhoria contínua de produtividade e redução de custos. A busca pelo aprimoramento nos leva a Gestão da Qualidade. Que visa a excelência em tudo o que é realizado, com foco na satisfação dos clientes, dos seus empregados e fornecedores.
Uma das formas de gerar a qualidade é empregar a normalização dos processos. A normalização de processos é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custos, mantendo ou melhorando sua qualidade. Está presente em diversas áreas como meio de dar maior credibilidade através da qualidade gerada pelas normas técnicas.
3 DESENVOLVIMENTO
O A Gestão da Qualidade é um sistema que a empresa adota para estabelecer padrões a serem seguidos visando garantir assim uma maior satisfação dos clientes, funcionários e consequentemente maior lucratividade. A qualidade e a satisfação do cliente são questões importantes que recebem cada vez mais atenção em todo o mundo. O estabelecimento de um Sistema da Qualidade fornece uma resposta a conscientização, buscando estimular organizações e empresas a administrarem os aspectos da qualidade de suas atividades de serviço de modo mais eficaz.
Na construção de sistemas de qualidade, temos a aplicação das normas como um excelente argumento para vendas no mercado, resultado do efeito da globalização. A implementação de normas, não são mais consideradas vantagem competitiva, mas condição mínima para que os clientes e fornecedores possam manter relações baseadas na confiança.
A Normalização aumenta a transparência do mercado, são meios de garantir aos clientes que os