Papper
SEXUALIDADE
Marcelo Leandro
Professor Antônio Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ped 0726) – Prática do Módulo IV
10/11/2014
RESUMO
O presente trabalho buscou a reflexão sobre como a sexualidade vem sendo tratada e abordada pelas docentes da educação infantil em sala de aula. Buscamos analisar a maneira como as educadoras agem diante desta temática, e se receberam a formação profissional necessária para abordar a sexualidade na educação infantil. De acordo com os relatos obtidos na prática pedagógica e baseado em referênciais teóricos percebeu-se que a sexualidade faz parte do cotidiano da sala de aula e que muitas vezes o professor não sabe como agir diante do ato ou atitude da criança, agindo muitas vezes de modo preconceituoso. Porém, há a preocupação de algumas dessas profissionais em esclarecer e orientar as crianças da maneira correta, buscando cursos de formação, pesquisando sobre o assunto. Tendo um melhor desempenho em sala de aula ao abordar sobre a sexualidade as educadoras que se especializaram ou que fizaram algum tipo de formação na área, essa facilidade em debater com os alunos sobre sexualidade é refletida nas próprias crianças, que por sua vez, vão ao longo do tempo desconstruindo pensamentos e atitudes preconceituosas existentes em nossa sociedade.A Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela relacionados.
Palavras-chave: Sexualidade; Educação Infantil; Prática pedagógica; Formação de professores, valores,crenças,doenças transmissíveis.
INTRODUÇÃO
Com as mudanças que vem ocorrendo na sociedade, a sexualidade é um tema que vem sendo cada dia mais abordado principalmente no espaço escolar. Neste artigo buscamos respostas para as dificuldades enfrentadas pelos professores em