paleocristão e bizantino PRONTO

3290 palavras 14 páginas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

PALEOCRISTÃO E BIZANTINO

Marjorie Hirtz
Pamela Gambim Vieira
Thais Monique Schmidt

LOCALIZAÇÃO

ARTE PALEOCRISTÃ E BIZANTINA

ARTE PALEOCRISTÃ

PERIODO PALEOCRISTÃO









Ocorreu entre os anos de 200 e o século VI da Era Cristã.
Foi o conjunto de manifestações artísticas dos primeiros cristãos.
Grande expansão do Cristianismo.
Não há indícios das primeiras obras da arte cristã, pois os monumentos existentes não são anteriores a 200 d.C. pouco se sabe a respeito o reinando de Constantino, porque, o séc. III tem poucas representações além das Catacumbas.
Ate o mandato de Constantino Roma não era o centro da fé, existiam comunidades mais antigas e maiores como Alexandria e Antioquia.
Em Alexandria por Judeus helenizados podem ter produzidos no séc. II e III representações do Antigo Testamento num estilo que lembra as de
Pompéia.

ARTE PALEOCRISTÃ

PINTURAS
ARTE PALEOCRISTÃ



A pintura paleocristã iniciouse nas catacumbas romanas provavelmente já no final do século II. Embora seja elucidativa para o surgimento da iconografia cristã, pode ser desconsiderada, pois não se trata realmente de obras de arte, mas de produtos diletantes de cristãos devotos.
Certa tendência da arte romana tardia não se pode falar nas pinturas das catacumbas de inicio de um estilo que dão origem ao Bom
Pastor, Jonas e a Baleia e assim por diante. As representações cristãs adquiriram uma forma artística, apoiada na tradição da antiguidade.

ARTE PALEOCRISTÃ

• Os romanos proporcionavam tonalidades mais variadas e intensas que as de mármore, além disso as faces resplandecentes e ligeiramente irregulares das tesselas atuavam como minúsculos refletores.
Todas estas qualidades fizeram o mosaico de vidro o completo ideal da nova estética arquitetônica com que nos deparamos nas basílicas paleocristãs.
Como o equilíbrio contido no contraposto de uma estatua clássica.

ARTE PALEOCRISTÃ



O Bom Pastor,

Relacionados

  • História do Cristianismo
    38499 palavras | 154 páginas
  • Historiador
    242834 palavras | 972 páginas
  • Livro O Homem Perante A Morte Philippe Aries
    133649 palavras | 535 páginas