paisagismo
DE PAISAGISMO
Aluno: Marcos Henrique
Turma: 2° B
Professor: Paulo Nascimento
Data: 03/06/2013
Matéria: paisagismo
INTRODUÇAO:
O trabalho foi realizado a pedido do professor Paulo Nascimento, ele vai abordar diferentes espécies de arvores,arbustos e plantas herbacias dando informações básicas como nome cientifico,nome regionais,origem,ocorrência,ilustração,utilização ou manejo.
Bambu alastrante, bambu-vara-de-pescar (Phyllostachys sp.).
Origem: China.
Capacidade de invasão – extremamente agressivo, não deixa espaço para outras plantas.
Dispersão – plantio.
Planta comum no paisagismo,também é usado para evitar a erosão de encostas. Dominante quando plantada em vegetação de cerrado,onde disputa a luz e ganha invariavelmente.
ABRICO DE MACACO (Couroupita guianensis)
Venezuela,nas Guianas até o Brasil.
Ocorrência região amazônica,desde a Costa Rica,Panamá,Colombia,Outros nomes ABRICÓ - castanha-de-macaco,cuia-de-macaco,árvore-de-macaco,cuiarana, amêndoa-dos-andes,macacarecuia,curupita,cannonball tree.
Características árvore heliófita,decídua,ou seja,perde as folhas totalmente numa estação do ano,de grande porte de 8 a 35 m de altura com tronco de 30 a 50 cm de diâmetro.
Outros nomes guaxima do mangue, algodão do brejo, guanxuma
Características espécie com altura média entre 3 e 6 m, copa globosa e tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Perenifólisa, heliófita. Possui folhas simples, membranáceas, denso-tomentosas em ambas as faces, de 10 cm. Flores de coloração amarela. Um Kg de sementes contém cerca de 90 mil unidades, cujo armazenamento é superior a três meses. No campo, seu desenvolvimento é rápido.
Habitat floresta pluvial de restinga
Propagação estacas ou sementes
Madeira leve, macia ao corte, textura grossa e de baixa durabilidade.
Utilidade é ornamental e amplamente utilizada na arborização urbana, pricipalmente em ruas estreitas e sob a rede