Padronagem de tecidos Poá
FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ MIRIM – FAVIM
GRUPO UNIASSELVI/ASSEVM
Leandro de Oliveira
Simone Coelho
PADRONAGEM
POÁS
Brusque
2014
PADRONAGEM POÁ
Padronagens e estampas estão presentes na história da moda desde muito tempo. Seja pela cultura, simbologias e até sentidos comuns, elas vêm através do tempo sendo reformuladas por cada individuo em um modo de sua escolha, seja individual ou coletiva.
O poá (chamada de polka dot ) é uma padronagem que tem formato geométrico de círculos preenchidos de uma cor sólida, mais conhecido como: "bolinhas".
Esta estampa era mais vista em roupas, moveis e brinquedos infantis, por ter uma forma mais divertida e versátil.
Os tons brancos e pretos combinados são os mais clássicos deste padrão, mas com o vasto mundo da moda outros tons apareceram com mais diversidade.
Origem
O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. Mas existem histórias que esta padronagem surgiu muito tempo antes. A origem do poá é um mistério que não sabemos ao certo de onde surgiu. A dois contextos existentes sobre seu surgimento.
O primeiro diz que está estampa apareceu com a vinda dos imigrantes do leste europeus para a América em meados do século XIX e como toda a comunidade tem tradições, estes imigrantes tinha uma dança típica chamada polka de origem polonesa e era um sucesso entre eles por ser muito divertida.
A polka surgiu em 1800 e mesmo sendo naquela época muito popular entre os europeus, tem sua origem na Polônia e segundo Oxford polka quer dizer “mulher polonesa” que significa “polak”.
Então criam uma estampa inspirada nos movimentos circulares feitos por que dançava esse ritmo musical, que traduzia a alegria da polka. Por isso o nome “polka dots” que significa poá na língua inglesa.
A outra versão vem com o surgimento do desenho da ratinha Minnie Mouse criada pelo desenhista e