Padre antônio vieira contexto histórico
Este trabalho relata o contexto histórico das grandes navegações e como descobriram os mares desconhecidos, fala também sobre as causas da reforma e da contra - reforma, quando teve seu início e como tudo aconteceu.
Relata sobre a Inquisição na Idade Média e como era dirigida pela Igreja Católica. Explica sobre as invasões dos holandeses no Brasil e conta como a Holanda ocupou o Nordeste Brasileiro.
O trabalho fala também sobre as características do Barroco e o Barroco no Brasil, e conta sobre o Padre Antônio Vieira, e suas principais obras e estilo, fazendo uma análise no Sermão do Bom Ladrão.
2. CONTEXTO HISTÓRICO
2.1 O declínio das grandes navegações
As grandes navegações se iniciaram em meados dos séculos XV e XVI com a expansão comercial e marítima e buscavam novas rotas para a Índia, novas terras. Foi uma corrida para aumento de posse de terras e descoberta de novos povos. Novas colônias foram criadas e o comércio se expandiu iniciando-se assim os Tempos Modernos.
A expansão portuguesa tinha mais fins comerciais que de expansão territorial, no entanto com a descoberta de novas terras, Portugal iniciou seu Império Colonial com o descobrimento de diversas terras inclusive o Brasil.
De acordo com Arruda (1981, p.22):
... a manutenção do monopólio deram por algum tempo aos portugueses a supremacia comercial na Europa, mas depois acabaram acarretando tantas despesas que foram tornando antieconômica a atividade mercantil: além de ser preciso guarnecer a costa e os portugueses, os barcos eram caros, não resistiam a muitas viagens e eram comuns os naufrágios.
Assim iniciou-se o declínio das grandes navegações e “Portugal voltou-se então para a exploração comercial agrícola do Brasil.” (ARRUDA, 1981, p.22).
2.2 Reforma versus Contra – Reforma
A Reforma teve início na mesma época que a Expansão Comercial e marítima estava acontecendo, século XV, e o Renascentismo também.
Dentre muitas causas para a Reforma