“Os teóricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação”
PEDAGOGIA
ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
“OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO”
SANTO ANDRÉ
26/09/2012
UNIABC – SANTO ANDRÉ
ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
“OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO”
Atividade apresentada no curso de graduação á Anhanguera Educacional de Santo André, do curso de Pedagogia, 1º semestre. Disciplina de Psicologia da Educação,
SANTO ANDRÉ
26/09/2012
INTRODUÇÃO
Nesta primeira parte do trabalho, relata sobre a vida, as obras e as teorias de Piaget, que trata de compreender a forma como a criança adquire o conhecimento lógico-matemático. Nasceu na Suíça, de origem protestante, seu pai era professor universitário e sua mãe uma socialista, tinha 2 irmãs mais jovens, Madeleine e Marthe.
Desenvolveu aos 16 anos a teoria do estudo do conhecimento da genética, que procura mostrar com o apoio da experimentação, os processos fundamentais da formação do conhecimento na criança.
Na sua carreira sua principal preocupação era de responder à questão de como se constrói o conhecimento. Voltou-se ao estudo do início do conhecimento, com o intuito de compreender como um conhecimento mais elementar progride até o pensamento mais abstrato e elaborado.
Como pesquisador, seus estudos têm como modelo as áreas da Matemática e da Física, lecionou nas Universidades de Genebra e de Paris.
Piaget considerava que não era possível compreender a conduta do adulto sem a perspectiva evolutiva. Sob essa perspectiva, apresenta comparações detalhadas entre os estados de desenvolvimento sucessivos.
Este trabalho exprime o que o autor pensa a respeito do Ensino das Ciências, dos Direitos Humanos e de uma educação voltada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana levando em consideração a diversidade dos povos.
Ele mostra a necessidade de impor a transformação no modo de ensinar, a partir do entendimento da forma lógica de aprender dos