OS PROCEDIMENTOS COM ARMAMENTOS E EQUIPAMENTOS NAS UNIDADES ORDINÁRIAS OPERACIONAIS DA CAPITAL

6225 palavras 25 páginas
OS PROCEDIMENTOS COM ARMAMENTOS E EQUIPAMENTOS NAS UNIDADES ORDINÁRIAS OPERACIONAIS DA CAPITAL1

Autor: Addson Acácio Pimentel2
Orientador: Gleidison Antonio de Carvalho3
Professora: Msc Maria Rita Labanca4
RESUMO:
O presente trabalho dispõe sobre a importância de se normatizar os procedimentos com armamento e equipamento dos policiais militares que trabalham nas Unidades Operacionais da Capital e que são responsáveis pelo policiamento ordinário, observando se há uma padronização na hora de se fazer os procedimentos e acondicionamentos do material cautelado e se, conseqüentemente, proporciona segurança para si e para outros. Visa também descrever um pouco das experiências de algumas polícias que positivaram tais normatizações e analisar dados captados mediante questionário e pontos de observação in loco junto aos policiais lotados nas Companhias responsáveis pelo serviço operacional ordinário na circunscrição da Capital onde verificou-se uma grande despadronização nos procedimentos e erros no manuseio com o armamento e equipamento chegando-se à conclusão da necessidade de normatização para tais procedimentos.
Palavras-chave: Padronização, Armamento e Equipamento, Procedimentos de Segurança, Normatização, Serviço Operacional, Instrução. 1. INTRODUÇÃO
As Unidades Operacionais de policiamento ordinário da Capital resumem-se nos 1º e 6º Batalhões, as quais são subordinadas ao CPC5 e realizam o tradicional policiamento de rádio patrulha, SPO6, trânsito entre outras atividades de grande contato com a sociedade. Todas de forma ostensiva e realizada por policiais militares portando equipamentos e armamentos fornecidos pelo Estado, tais como bastão tonfa7, algemas, colete balístico, armas de fogo curtas e longas8 e munições. Os policiais são interligados entre si por uma central de rádio e visando sempre a segurança e o bem estar do cidadão.
Empregados nesta missão, os policiais deparam-se diuturnamente com inúmeras situações de risco, as quais são

Relacionados

  • 1080 Politica Externa Brasileira
    132885 palavras | 532 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas