Os principais regimes políticos do século XX
Introdução 3
1.Os Regimes Não Democráticos 5
1.1 Identificação e caracterização 5
1.2 Um regime não democrático – Coreia do Norte 9
2. Os Regimes Democráticos 15
2.1 Identificação e caracterização 15
2.2 As vagas de democratização 24
2.3 O Estado de direito Democrático 25
3. Análise comparativa entre os regimes democráticos e não democráticos 30
Reflexão Crítica 34
Bibliografia 35
Introdução
"A democracia é uma forma superior de governo, porque se baseia no respeito do homem como ser racional."
John F. Kennedy
O nosso mundo é constituído por diversos países e em cada um deles está presente uma sociedade política. Assim sendo, sabemos que, toda a sociedade política necessita de manter a ordem. Ordem essa que é fundamental e indispensável para garantir a convivência social e o desenvolvimento dessa mesma sociedade.
Para manter a ordem numa determinada sociedade é essencial que a mesma esteja inserida num regime político, que tenha uma forma de estado e um sistema de governo.
De momento, o que nos interessa focar são os regimes políticos. Um regime político é um conjunto de instituições políticas (tanto a nível estrutural, quanto a nível de ideias) que levam um Estado a organizar-se de uma certa maneira, exercendo assim o seu poder sobre a sociedade. Tais instituições políticas têm como objectivo a regulamentação da luta pelo poder político e também a regulamentação da aplicação desse poder face à sociedade, nomeadamente a relação entre os detentores de poder e os seus “subordinados”.
Desta maneira, ao longo de toda a história existiram e existem diferentes regimes políticos, sendo dois dos mais antigos o absolutismo e a ditadura. Existem também os chamados “regimes contemporâneos” que são a democracia, o autoritarismo e o totalitarismo. Tendo como base os regimes referidos anteriormente, poderíamos dividi-los em dois grupos: democráticos e não democráticos.
Os regimes políticos democráticos,