Os gigantes das industrias
Uns dos maiores empresários do petróleo. “Tudo nos negócios depende de entender as pessoas.” (Donny Deutsch – Magnata da Publicidade.)
Audacioso e esperto, Rockefeller começou inexperiente no ramo do petróleo. Ele viu no petróleo, algo que poderia ser explorado e usado futuramente. Começa com uma pequena refinaria, aonde que se teve um longo processo de combustão daquele líquido, até chegar ao querosene com a ajuda do químico Samuel Andrews e Stephen V. Harkness. Com a demanda crescendo e o número de pedido aumentando, Rockefeller selou um acordo com Vanderbilt um dos maiores empresários no ramo ferroviário, à linha de transporte do produto seria a dele. Com o crescimento, fundo á Standard Oil Company, um plano organizacional aonde que através da manipulação do petróleo se teria o querosene, que naquela época era a única fonte de ser obter luz. Por isso que teve esse aumento tão grande.
Vendo que seu negocio estava crescendo além do que ele imaginava, criou outro acordo com Thomas Scott e Carnigie os rivais de Vanderbilt na linha ferroviária, que já não suportava aquela expansão dos tanques da Standard Oil. E com o aumento da sua empresa, comprou as outras refinarias, obtento 90% do petróleo no E.U.A.
Os donos das ferrovias viram que a empresa de Rockefeller estava se expandindo numa proporção grandiosa, não quiseram transportar mais seus galões, só pelo fato que eles não queriam que outra pessoa ganhasse mais do que eles ganhavam. Vendo isso, teve que criar outra forma de transportar seu produto. A ideia foi tirada da sua própria fábrica, observando os canos transportando o petróleo de um lado da fábrica ao outro, pensou se isso daria certo numa longa distância. E assim se fez as tubulações, os (oleoduto) numa força gerada, o petróleo consegue percorrer o destino. Quando estava sendo construída, as tubulações houve mão-de-obra e até certo ponto, beneficiava os operários. Após a construção, já não necessitava de tanto