Os elementos formadores em artes cenicas
DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO
CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO
COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II
Disciplina: Artes Cênicas
Educadora: Márcia Lima
Elementos formadores da Arte Cênica
O Teatro poderia existir sem prédio, sem palco, bastando que para isso se façam espetáculos ao ar livre. Também poderia existir sem cenário, sem iluminação, pois a natureza nos dá, às vezes, esses elementos em forma mais rica do que a que pode ser conseguida no teatro. Sem a música? Claro que pode. Ela não é essencial no teatro falado; é útil, mas não indispensável. Sem texto fixo? Sim... as falas podem ser improvisadas. Sem Diretor? O ator pode auto-dirigir-se. E sem ator? O que poderia substituí-lo? O ator, o homem que vive, que pensa, que sente é o único elemento de teatro absolutamente indispensável. Todos os outros elementos, embora sejam de imensa utilidade, não são mais que satélites desse “sol” do teatro que é o ator. O principal objetivo do ator não pode ser o de convencer o espectador da realidade material da vida, mostrar-lhe como o personagem dorme, anda, come, etc. Mas sim mostrar-lhe o que o personagem quer, o que pensa, para que vive. O objetivo do ator é o de convencer o espectador da realidade da vida do espírito humano.
A arte dramática, segundo Stanislawski, é a capacidade de representar a vida do espírito humano, em público e em forma de estética. A força da convicção do teatro é tão grande que ele é capaz de convencer - embora provisoriamente um espectador que vem com uma idéia preconcebida sobre o espetáculo e baseada numa convicção pessoal profunda. Poderá o Teatro existir sem o espectador? Não! A razão da existência do teatro é exatamente a sua comunicação com o espectador.
Sabemos ainda que a arte teatral é um objeto semiótico por natureza. O conceito do que entendemos atualmente o teatro é originário do verbo grego “ theastai” , que significa ver, contemplar, olhar. A noção de