Os deuses e deusas na wicca
Para a Wicca,existe um princípio criador,que não tem nome e está além de todas as definições.
Desses princípios surgiram duas grandes polaridades, que deram origem ao universo e a todas as formas de vida.
Princípio Feminino ou Grande Mãe.
A Grande Mãe representa a energia universal geradora , o Útero de toda criação.
É associada aos mistérios da lua, da Intuição, da Noite, da Escuridão e da Receptividade. É o inconsciente, o lado escuro da mente que deve ser desvendado.
A lua nos mostra sempre uma face nova a cada sete dias, mas nunca morre, representando os mistérios Vida Eterna.
Na Wicca, a Deusa se mostra com três faces: a virgem, a mãe e a velha sábia, sendo que esta última ficou mais relacionada à Bruxa na imaginação popular. A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação da mulher,e é também a contraparte Feminina, presente em todos os homens , tão reprimida pela cultura pratiarcal.
Princípio Masculino ou Deus Cornífero.
Da mesma forma que toda luz nasce da escuridão, o Deus, símbolo solar da energia masculina, nasceu da deusa, sendo seu complemento, e trazendo em si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria. Da mesma forma, que o sol nasce e se põe, todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios da Morte e do Renascimento.
Na Wicca o Deus nasce da Grande Mãe, cresce se torna adulto, apaixona-se pela deusa virgem, eles fazem amor, a Deusa fica grávida, o Deus morre no inverno e renasce novamente,fechando o ciclo do renascimento,que coincide com os ciclos da natureza, para os ciclos da nossa própria vida. Para alguns pode parecer meio incestuoso, que o Deus seja filho e amante da Deusa, mas é preciso perceber o verdadeiro simbolismo do mito, pois o útero da Deusa, todas as coisas vieram e para ele retornará. E,se pensarmos bem as mulheres sempre foram mãe de todos homens,pelo seu poder de promover o renascimento espiritual do ser amado, e de