Os Ambientes de Aprendizagem como Recursos Pedag gicos
Este capitulo fala sobre os ambientes das Creches e Pré-Escolas, como os professores devem planeja-los e construí-los para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Fala também de como esses espaços foram desvalorizados, limitados por questões econômicas.
Os espaços físicos requerem atenção especial em seu planejamento, pois as reações das crianças estão diretamente ligadas a esses espaços como: medo, conforto, brigas, curiosidade, atividade e até apatia.
Nenhum ambiente é neutro em relação ao comportamento humano.
Nessa perspectiva, o ambiente das creches e pré-escolas pode ser considerado como um campo de exploração vivencias, local de múltiplos recursos e possibilidades, onde as crianças reconhecem objetos,significados de palavras,além de ampliar seu mundo através da observação,sensação e percepção.
Esses espaços são de extrema importância,pois desde cedo à criança o reconhece e lhe atribui significados próprios.
Daí então a importância da organização de múltiplos espaços,para que haja uma maior interação,desenvolvendo uma maior aprendizagem.
Esse ambiente é a expressão de um sistema social,deve ser muito bem pensado e planejado,ter rotina.
As crianças se sentem seguras quando há uma rotina.
A criação desses ambientes colabora para que o professor pratique atividades com grupos menores e possa ainda estar atento aos outros alunos.Podendo até em muitas vezes dar atenção individualizada em algum momento.
Os Cantinhos,podem muitas vezes recriar ambientes do cotidiano,como casinha,médico,cabeleireiro e até mesmo uma pizzaria.
Esses espaços podem ser tanto em lugares fechados,dentro da escola,como também em áreas semiabertas,como solário ,parque,tanque de areia.
Para crianças menores espaços com almofadas,tatames,onde elas possam escolher seus brinquedos ou objetos preferidos aconchegando-se da maneira que se sintam melhor,mais seguros,confortáveis,amados.
A construção deve ser feita com as