ORganização celular
A célula, como menor unidade viva, precisa desempenhar várias funções que garantam sua sobrevivência, como transformar matéria em energia, responder aos estímulos do ambiente e se reproduzir. Para tanto, elementos fundamentais a vida fazem parte da sua composição: moléculas de água, moléculas orgânicas e inorgânicas e envoltório de membrana semi-permeável.
Uma das mais importantes estruturas que garante a integridade e funcionalidade da célula é a membrana plasmática. É ela que separa cada célula do ambiente ao redor, criando um compartimento segregado, mas não isolado.
O meio aquoso delimitado pela membrana no interior da célula é chamado citoplasma e é constituído da solução: água, pequenas e grandes moléculas.
Mergulhadas no citoplasma estão outras estruturas importantes para o funcionamento da célula. Uma delas é o material genético. Composto de grandes moléculas orgânicas - ácidos nucléicos, sua importância se deve ao fato de conter as instruções genéticas para o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos conhecidos, além de ser a origem da diversidade biológica.
Outras estruturas importantes estarão presentes conforme o tipo da célula. E antes de conhecer cada uma dessas estruturas, conheça os principais tipos celulares. E logo em seguida, conheça também as Teorias para o aparecimento da célula e para a sequência de aparição.
Aumento da Complexidade e Diversidade de unicelulares
A primeira diversificação da vida existente na terra, data de 1,6 bilhões de anos e compreende organismos unicelulares procariontes e eucariontes. A diferenciação entre esses organismos reside na organização celular, sendo os procariontes as células mais primitivas e compostas de membrana plasmática, citoplasma, nucleóide e ribossomos, e os eucariontes, mais atuais e derivados, compostos de membrana plasmática, citoplasma e organelas membranares, que delimitam regiões e compostos do citoplasma especializados em