Organizacao
Esse modelo de organização por ter sua origem na organização dos exércitos e na organização das igrejas dos tempos medievais, constitui a forma mais simples e antiga de organização. Seu nome significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado.
Características da Organização Linear I. Autoridade linear e única.
A principal característica dessa organização é a autoridade dos superiores sobre os subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando, típico de militares. Baseia-se no nível hierárquico e restringe-se aos subordinados. Cada subordinado reporta-se única e exclusivamente ao seu superior, recebendo ordens exclusivamente dele. A autoridade linear é uma autoridade de comando. II. Linhas formais de comunicação.
As comunicações entre órgãos ou cargos numa organização são feitas através de linhas existentes no organograma. A maioria dos cargos ou dos órgãos possuem dois terminais de comunicação: um orientado para cima que o liga com os superiores (representando sua responsabilidade) e outro orientado para baixo que liga aos subordinados (representando sua autoridade). As comunicações são, portanto, lineares e formais, isto é, limitadas às relações formais descritas no organograma. III. Centralização das decisões.
Como a linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e, sucessivamente, até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo do organograma e os canais de responsabilidade são conduzidos por meio de níveis hierárquicos de forma convergente até ali. Na organização linear existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. IV. Aspecto piramidal.
Esse aspecto decorre da centralização da autoridade no topo da organização e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados. À medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número