Oi eu sou o goku
D-32 Sidiclei Formagini, D. Sc.
Lista de Exercício IV
1- As adições minerais, de acordo com sua classsificação físico-química, podem ser classificadas em três grandes grupos: materiais pozolânicos; materiais cimentantes; Fíler;
2- Ele é definido como um material silicoso, que por si só possui pouca ou nenhuma propriedade cimentícia, mas quando finalmente moído e na presença de humidade, reage quimicamente com o hidróxido de cálcio para formar compostos com propriedades cimentantes. Como exemplo cinza volante, pozolana natural, sílica ativa, cinzas de cascas de arroz, cinzas de bagaço de cana-de-açúcar e metacaulim.
3- O material cimentante não necessita do hidróxido de cálcio presente no cimento Portland para formar produtos cimentantes como o C-S-H. No entanto, sua auto-hidratação é normalmente lenta, e a quantidade de produtos cimentantes formados é insuficiente para a aplicação do produto para fins estruturais. Como exemplo temos escória granulada de alto-forno moída.
4- É uma adição mineral finamente moída sem atividade química, ou seja, sua ação se resume a um efeito físico de empacotamento granular e ação como ponto de nucleação para a hidratação dos grãos de cimento. Como exemplo temos calcário, pó de quartzo, pó de pedra.
5- Não, pois o fíler é uma adição mineral sem atividade química.
6- Os efeitos químicos e físicos estão associados à capacidade de reação com o hidróxido de cálcio – Ca(OH)2, formado durante a hidratação do cimento Portland.
7- As pozolanas são materiais com pouca qualidade cimentante intrínseca, uma vez que por si são ligantes pobres, mas quando finamente pulverizadas e na presença de água, reagem com o hidróxido de cálcio à temperatura normal, formando então silicatos de cálcio estáveis com apreciável capacidade cimentante. As