Oee manutencao
Conforme Shingo (1996) existem operações que agregam valor ao produto/serviço e as que não agregam. A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) é uma ferramenta que pode auxiliar na redução de reparos feitos em máquinas, muitas vezes realizados pelo próprio operador, por meio da manutenção autônoma, aumentando a eficiência dos equipamentos. Segundo Nakajima (1989), a TPM baseia-se em três conceitos:
1º)maximização da eficiência dos equipamentos;
2º)manutenção autônoma executada por operadores;
3º)pequenos grupos de atividades.
A TPM vai muito além de uma forma de se fazer manutenção, é uma filosofia gerencial, atuando na forma organizacional, no comportamento das pessoas, e na forma com que tratam os problemas diretamente ligados aos processos produtivos.
Overall Equipment Effectiveness
As métricas OEE - Overall Equipment Effectiveness, são umas das ferramentas utilizadas na TPM, representada na forma de um conjunto de indicadores, que tem como objetivo fornecer uma medida para o acompanhamento da produtividade da fábrica, considerado simultaneamente a utilização dos equipamentos, sua produtividade e a qualidade da produção final.
É a evolução métrica da filosofia TPM, sendo mensurada a partir da estratificação das seis grandes perdas dos equipamentos, descritas dentro da filosofia TPM.
1º) Avarias;
2º) Mudança, ajustes e outras paradas;
3º) Pequenas paradas;
4º) Redução de velocidade;
5º) Defeitos de retrabalho;
6º) Perdas de arranque.
DISPONIBILIDADE X PERFORMANCE X QUALIDADE
Sendo que a taxa de disponibilidade é dada pela relação entre o tempo real de produção e o tempo disponível para produção; a taxa de performance é a relação entre a velocidade de produção do equipamento e a velocidade nominal do fabricante. Para Nakajima (1989), a