OCiclodeContato Fases 1
1225 palavras
5 páginas
Fases do Ciclo de Contato - Terapia GestaltPerls, Goodman e Hefferline, inicialmente, descreveram o processo do contato como um todo unificado, representado em uma seqüência contínua de figura-fundo, que tem origem numa vaga sensação que se delineia como figura, levando à mobilização de energia e a uma ação organizada que responde a uma necessidade emergente. O ciclo se fecha quando o organismo tem a experiência de satisfação plena, entrando em retraimento e colocando-se, em seguida, à disposição de uma nova figura. Para os autores, em todo processo de contato há uma unidade subjacente de funções perceptivas, motoras e sensório-afetivas que funcionam de modo integrado. Uma teoria bastante aceita entre os gestaltistas é a de J. Zinker (1979), este define o o processo da seguinte forma:
Awareness (sensação): é o surgimento de impressões vagas, inquietude, que logo começa a se dar conta, passa a ter consciência, se a awareness se dá por completo o sujeito é capaz de identificar a sua necessidade dominante.
Energização/Ação: Nesta etapa o organismo convida seus músculos para a ação, há uma sensação crescente de energia, a awareness passa a ser organizada em prol de sua satisfação.
Contato: É nesse momento que se entra em contato com o que satisfará a necessidade, é o momento do encontro com a diferença (eu e não-eu), a transformação se dá, as figuras emergem de forma nítida.
Retirada / Conclusão: A necessidade foi satisfeita e o organismo se retira, neste momento há a resolução e o alívio, a energia começa a se retrair.
Retraimento: Aqui há o fechamento da gestalt, a energia se retrai totalmente, têm-se a sensação de dever cumprido.
De acordo com a teoria da Gestalt, os bloqueios do contato são mecanismos psicológicos que exercem funções defensivas e constituem padrões de comportamento e percepção pelos quais o indivíduo mantém, no presente, situações mal resolvidas do passado, impedindo-se de realizar um contato saudável. Segundo Clarkson (1989) e Ribeiro (1997)