Obstrução de vias aéreas- Professora Valéria toste uff
612 palavras
3 páginas
Obstrução das Vias Aéreas Superiores e InferioresA obstrução da via aérea é uma emergência que se não resolvida rapidamente pode levar à morte em minutos. Hoje pretendemos dar-lhe a conhecer os tipos de obstrução que podem ocorrer e as formas de atuar para ajudar a vítima. Essa obstrução por corpo estranho normalmente ocorre durante as refeições, quando se tentam engolir pedaços de comida grandes e mal mastigados. Devemos estar atentos aos sinais desse problema, pois em público ele normalmente é confundido com um ataque cardíaco.
Obstrução ligeira
Nesse caso o ar ainda consegue passar e a vítima começa por tossir. Nesse tipo de obstrução não devemos interferir, apenas encorajar a vítima a tossir. É importante vigiar se a obstrução vai ser resolvida e se realmente a tosse ajudará a resolver o problema. Se ela deixar de ser eficaz, e se a vítima começar a sentir mais dificuldade respiratória e a ficar arroxeada, é sinal de que a situação vai se agravar.
Obstrução grave
Na obstrução grave não existe passagem de ar na via aérea. A vítima não consegue falar, tossir ou respirar, nem emite qualquer ruído respiratório. As vezes demonstram grande aflição e agarram o pescoço com as duas mãos. Nesse caso a atuação deve ser imediata, pois se não for resolvida, a vítima poderá ir a óbito. Nestes casos, deve começar por tentar a desobstrução com a aplicação de pancadas nas costas (Interescapulares) e, no caso de insucesso, tentar compressões abdominais (Manobra de Heimlich).
A obstrução das vias aéreas por corpos estranhos podem ocorrer em qualquer idade, mas as crianças menores de 5 anos de idade são mais suscetíveis.
A causas comuns de aspiração de corpo estranho em crianças incluem alimentos pequenos como frutos secos, passas, sementes de girassol, sementes de melancia, pipoca e pedaços mal mastigados de carne, uva, cachorro-quente, cenoura crua ou salsicha. Outros itens comumente encontrados em casa que podem causar a obstrução são baterias, alfinetes,