Objetivo - 9 ano
Orientação para o Professor – Português – 9.o ano – 1.o Bimestre
Atenção, Professor(a), é essencial ler atentamente esta orientação antes do início do curso
similares. Dessa forma, a boa realização do exercício deve contemplar: a) a seleção de determinados estímulos, que serão trazidos ao foco da atenção do aprendiz, e b) o encaminhamento do raciocínio, passo a passo, do mais simples, e por vezes óbvio, ao mais complexo, a fim de que a conclusão final seja produto de um encadeamento lógico demonstrável. Estruturado dessa forma, o estudo do texto – que tem início com a compreensão literal e termina com a reflexão – abarcará habilidades como organizar informações, categorizá-las segundo critérios, identificar a ideia principal e detalhes relevantes, distinguir entre fatos e opiniões e entre causas, problemas e soluções, fazer inferências, argumentar etc. Tais habilidades são imprescindíveis para o estudo das várias disciplinas que compõem o currículo escolar; Objetivos
Os cadernos do 6.º ao 9.º ano têm como ponto de partida três objetivos principais complementares: •
•
desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita. As atividades propostas, tendo o estudo do texto como fio condutor, devem levar o aluno ao domínio das estruturas da língua, condição indispensável para o desenvolvimento das habilidades de comunicação; desenvolvimento do raciocínio lógico.
Sendo a leitura uma habilidade de comunicação, ela propicia o contato com diferentes ideias e pontos de vista. Assim, possibilita o abandono do ponto de vista egocêntrico, permitindo o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e da argumentação. As estratégias cognitivas que representam o raciocínio reflexivo são um legado cultural. Foram desenvolvidas por indivíduos e se acumularam no tempo.
Por isso, sua apropriação só acontece por meio da comunicação, ou seja, pela