OBISOLECÊNCIA PROGRAMADA

407 palavras 2 páginas
A história das coisas.
Temos neste vídeo o entendimento de como o capitalismo desenfreado nos levará a destruição de nossas fontes renováveis, pois no intuito econômico não se importam com as consequências incorridas nos processos de extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Nesse sistema quem não é consumidor sua mão de obra é muito barata e toda a produção possui giro rápido, levando assim os preços para baixo. Ele nos mostra que a obsolescência planejada e perceptiva nos leva a desprezar em seis meses 99% de tudo que produzimos e inconsequentemente apoiados pelo governo.

Obsolescência Planejada e Perceptiva.
Neste vídeo percebe-se a resistência de um consumidor que discorda e busca de todos os meios para entender, como uma impressora aparentemente nova não possua formas de conserto, após várias tentativas percebe que como o resto do mundo ele foi acometido pela obsolescência programada.
A obsolescência programada foi criada para impulsionar a economia moderna, pois em meio a tanta tecnologia os bens de consumo foram reestruturados para não terem longevidade em sua vida útil fomentando assim o giro rápido o descarte gerando desastrosas consequências para o meio ambiente.

On ou off.
Este filme como os demais faz menção da obsolescência, das mudança climáticas do caos que se tornou o transito, da importância em ser o primeiro, da falta de comunicação entre as pessoas. Ele fala de uma era em que 24 horas não é mais o suficiente para as principais coisas que possuímos ou que precisamos. Ele nos leva a um auto exame de consciência se estamos On ou Off para as gentilezas, os amigos a família em fim para o amor, ou se tudo está girando em torno de interesses próprios. Ele nos leva a entender que podemos criar um mundo melhor e que para isso a ferramenta sustentabilidade deve ser usada tanto para os recursos naturais quanto para a vida em comunidade.
On ou off de que lado você está? Sua resposta determinará o futuro da humanidade.

Relacionados