Não mais
Aluno: Everton Castanha, Gabriel Fernandes, Guilherme Franco
Curso: Eletrônica Turma: 6631-2N. Disciplina: Língua Portuguesa
Introdução
Neste trabalho iremos mostrar as características da segunda geração romântica no Brasil, a vida do autor Álvares de Azevedo e uma obra do mesmo com uma análise textual.
2ª geração romântica
O romantismo no Brasil surgiu em 1836 com a obra "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, e duraram 45 anos.
A segunda geração romântica, conhecida também como mal do século, desapegou-se do nacionalismo e deixou o egocentrismo, o sentimentalismo e a obscuridade falarem mais alto, como uma forma de escapar da realidade em que a sociedade vivia naquela época.
Uma grande parte dos autores sofreu influência do poeta britânico Lord Byron (Barão Byron). Suas obras podem ser vista como um grande painel autobiográfico, elas eram pessimistas, contra a sociedade, possuíam rebeldia ante as convenções morais e religiosas e seu herói demoníaco. Por isso os autores dessa geração são conhecidos com “byronianos”.
Suas principais características são: o egocentrismo, o negativismo boêmio, a obsessão pela morte, o satanismo. O que marca a época não é só o fato de escrever poemas sombrios, mais também a forma autodestrutiva de ver o mundo.
Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
Álvares de Azevedo
Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo no dia 12 de setembro de 183, morreu aos 21 anos no Rio de Janeiro no dia 25 de abril de 1852. Passou a infância no Rio de Janeiro e voltou a São Paulo, em 1847 para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Ele traduziu o ato de Otelo, de Shakespeare, traduziu também Parisina, de Lord Byron. Fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano, em